Como mudar o angulo da câmera, lente ou ambos perfeitamente

filmagem de ação mudando angulo perpectiva lente ou ambos perfeitamenteMude o ângulo da câmera, e também da lente ou quem sabe ambos perfeitamente durante a filmagem de ação. Nesse artigos vamos explicar como funciona a tática de trocar ângulos de filmagem e também lentes durante cenas de movimento.Durante planos contínuos, é necessário adotar essa técnica como procedimento padrão sempre que estiver filmando ações contínuas que devem ser apresentadas sem interrupção, sem cortar para outra coisa ou sem recursos de visualização.

a camera pode se aproximar frontalmente para filmar o close de um individuo na multidão.

a camera pode se aproximar frontalmente para filmar o close de um individuo na multidão.

Utilizar o mesmo ângulo e a mesma lente em planos consecutivos terá como resultado um desagradável corte muito brusco, isso devido a mudanças nas posições dos atores da cena. Isso é equivalente a fazer uma interrupção de câmera durante o meio de um plano, uma vez que não se altera nenhum que está sendo fotografado, mas a falta do movimento do ator que ocorreu durante a interrupção.

o efeito ampliado é similar a um zoom intermitente - sem uso do zoom real, pois a câmera é aproximada frontalmente para planos mais fechados.

o efeito ampliado é similar a um zoom intermitente – sem uso do zoom real, pois a câmera é aproximada frontalmente para planos mais fechados.

Essa foto temos uma de angulo de plano geral

Essa foto temos uma de angulo de plano geral.

Para estas finalidades ocorrerem bem durante a filmagem e no ângulo de visão entre um plano e outro plano, a mudança é obtida entre movimentando-se a câmera, mudando a lente ou fazendo ambas as coisas, para poder atender aos requisitos de uma nova configuração. Como exemplo seria mover a câmera com a mesma lente da melhor maneira do que mudar a lente mantendo o angulo da câmera. Os resultados mais satisfatórios são obtidos quando se reposiciona a câmera no melhor ângulo focal e é escolhido a lente com a melhor distância focal para poder atender a necessidade de uma cena dramática. Muitos videomakers e cineastas inexperientes cometem erros do tipo pouco imaginativos ou até erros de preguiça que trocam a lente e continuam a filmar da mesma posição. Assim tudo que for preciso fazer é girar o anel da lente com nova distância focal para ajusta-la à nova filmagem. Quando se utiliza uma lente que seja mais comprida, temos o efeito na de filmagem que o de um aumento ótico, pois uma parte do plano anterior é subitamente ampliada para preencher toda a tela de filmagem.
Existem casos em que os aumentos óticos devem ser utilizados trocando para uma lente com maior distância focal ou, de preferência, aproximando a câmera em linha reta. Pode-se usar esse tratamento ao efetuar uma filmagem de uma única pessoa sob plano geral, conforme filmagens de mestre cerimonia no palco. Um plano geral do fundo do teatro pode ser seguido de um close que passa direto ao autor. Um plano em que um sujeito é visto a distância, como ver um alguém na multidão pode ser seguido de um plano mais próximo, filmado de um ponto de vista similar. Se um ator está posicionado no centro de um grupo, de acordo a que se relacione com os demais atores, essa cena pode ser filmada em uma plano mais fechado por meio de uma aproximação da câmera em linha reta.
Um plano sobre o ombro seguido de um close ponto de vista é outro caso em que a câmera se aproxima em linha reta. A lógica de se filmar sobre o “ombro”, de um ator em primeiro plano é preparar o público para o close que será seguido que retrata o ponto de vista daquele autor.
Numa longa metragem de ficção, o diretor de fotografia normalmente não filmaria um close com uma lente objetiva partindo da posição de câmera de um plano geral.

Continua…

Jonathan Silva

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


− três = 3