Plano de montagem: sabia como é feito um plano de montagem

aspectos de filmagem

Conheça a respeito do plano de montagem em cinema e também sobre alguns planos de duração. Clique para ler mais.

No processo de realização, partes do início e do fim de cada plano rodado são excluídas, sendo determinada a sua duração inalterada, atendendo a fatores de ritmo e fluência.  Um só plano pode ser repartido em trechos menores e dar origem a dois ou mais planos, que serão intercalados com outros dentro de uma cena ou sequência.

Além disso, se foram rodadas várias tomadas de cada plano, o montador deverá escolher qual delas é a melhor, levando em conta critérios de atuação dos atores, qualidade técnica de fotografia, movimentos de câmara, som, paisagem, entre outros fatores. Portanto, na montagem, cada tomada é uma opção de plano.

Alguns planos de duração
Plano relâmpago: possui durabilidade de menos de um segundo, digamos que seja quase como um piscar de olhos.
Plano sequência: Um plano extenso que corresponde a uma sequência inteira do filme.
Entre esses dois extremos, pode haver planos mais curtos ou mais longos . Contudo, a percepção de um plano curto ou longo não depende apenas de seu intervalo de tempo, mas também do que acontece ao suceder do plano.

Jonathan Silva

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ três = 4

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>