Fotografia de tubarão virou uma viral por motivos errôneos

26005702244318Um fotografo profissional chamado Tomas Peschak, da National Geographic, ganhou notoriedade por clicar uma foto bastante bela e ilustre de um grande tubarão atrás do caiaque amarelo que estava sendo utilizado pelo cientista Trey Snow. A partir disso, a coisa se tornou uma via de mão dupla. Ele de fato recebeu bastante reconhecimento pela bela captura, mas existe o outro lado da história. Clique para prosseguir a leitura.

Em 2003, a imagem acima ficou postada em sites e começou a se popular pela web. Mesmo que na época a internet tivesse uma quantidade de usuários ainda menor que de nossos dias atuais, já havia um bocado de gente suficiente para criar uma certa dose de polêmica.

Muitos acharam que a foto era um tanto incrível para ser verdadeira, perguntas e questionamentos eram criados ao melhor estilo “como pode ele tirar essa foto na hora exata?” ou “como o cara do barquinho não virou sardinha?”. E aí, vêm naturalmente, surgiram milhares de discussões em variados fóruns, com muitas teorias conspiratórias; o pessoal analisava até mesmo as sombras e os efeitos de refração na água pela imagem fotografada. Todos imaginavam que a fotografia era falsa na verdade.

Essa situação acabou atingindo uma proporção tão grande que quando Peschak dirigi-a se à entrevistas, costumava levar o arquivo fotográfico negativo original da foto como prova do que aconteceu.

Porém, como conversamos no começo, não ficou apenas nisso. A internet não costuma se esquecer das coisas facilmente, e até hoje Peschak às vezes recebe emails com muitas montagens daquele mesmo tubarão em lugares inusitados, como cenários em ruas inundadas com o tubarão nadando.

Jonathan Silva

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


nove − 6 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>