Assista em câmera lenta o ataque de um escorpião filmado em HD

escorpiao-camera-lenta-ataque-mortalNesse artigo, vamos falar sobre como foi feito uma filmagem em câmera lenta de um ataque de escorpião, filmado em HD. São filmagens como esta, que foi feita em HD que ilustram perfeitamente o ataque mais detalhado entre os insetos. Clique para prosseguir.Ele é um inseto conhecido como o famoso “perseguidor mortal”, esse escorpião é um predador aracnídeo que mede dez centímetros, e é capaz de atacar com sua cauda a velocidades alcançando 130 centímetros por segundo. Filmagens usando câmeras de alta velocidade, foi exibido como essa espécie e os outros escorpiões usam suas caudas mais mortais para poder afastarem-se de predadores maiores e capturar suas presas.

Um time de pesquisadores que foi liderado pelo biólogo evolucionista Arie van der Meijden, da Universidade do Porto, em Portugal, usou as filmagens em HD de alta velocidade para poder analisar todos os ataques de sete espécies diferentes de escorpião. De todos os escorpiões estudados, o “perseguidor mortal” ganhou o prêmio em termos de eficiência, com o ataque mais rápido de todos os outros escorpiões.

Para filmar em HD os escorpiões em ação, os cientistas ainda construíram uma pequena plataforma que ficou rodeada de espelhos por todos os lados. Depois de colocar o escorpião no ringue e atiçar a cauda do escorpião usando um fino arame, os cientistas conseguiram então filmar os ataques de cima, usando uma câmera de 500 quadros por segundo. Ao então rastrear os movimentos dos escorpiões de diversos pontos de vista, a sua trajetória do ataque pode ser reconstruída em 3D por designers 3D.
Armados dos vídeos em câmera lenta, os jovens pesquisadores puderam então traçar trajetória, velocidade e a aceleração dos diversos ataques dos escorpiões e como se esses fatores se relacionam ao formato do escorpião em si. Como os demais pesquisadores descreveram em seu estudo, o que aparece na publicação científica da Functional Ecology, cada espécie de escorpião tem um ataque defensivo distinto de outra. Cada uma delas é na verdade uma única no formato da trajetória, velocidade, e de alcance e tempo entre os ataques. Posto isso, os escorpiões tendem por si a utilizar um de dois modos de ataque: abertos e fechados. Desses os ataques abertos foram os mais rápidos e precisos.

Confira:

Jonathan Silva

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


9 − = dois

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>